“União é poder. Se não está conosco, está contra nós”
Aprender com os erros é uma coisa que estamos acostumados a fazer em nossas vidas. Fazemos algo buscando e acreditando em nossos ideais. Se não dá certo, aprendemos que aquele não é o caminho a seguir e buscamos outro.
E isso é verdade tanto para o individual quanto para o coletivo. Certo? Um governo, um movimento ou um grupo também aprende com os seus erros? Por exemplo, após 70 anos do regime Nazista Alemão, seria possível que uma ditadura voltasse a governar o país, mesmo depois de tudo? Você acha difícil não é? A Onda vai te convencer que isso é possível.
Dirigido por Dennis Gansel, A Onda (Die Welle) é um filme alemão de 2008, baseado no experimento social feito pelo professor de história Ron Jones, em 1967, chamado A Terceira Onda, para demonstrar que as sociedades democráticas não estão imunes ao fascismo. O seu elenco conta com Jürgen Vogel, como Rainer Wenger, Frederick Lau, como Tim, Max Riemelt, como Marco e Jennifer Ulrich, como Caro.
Em uma escola na Alemanha, o Professor Rainer Wenger vai lecionar para sua turma sobre Autocracia, embora sua vontade fosse falar sobre Anarquia. O professor levanta o seguinte tema para a classe: É possível, nos dias de hoje, acontecer uma ditadura novamente na Alemanha? O alunos dizem que isso não é mais possível, que eles aprenderam com o Terceiro Reich. Porém o professor quer provar que eles estão errados.
Sr. Wenger faz um experimento com a classe. Durante uma semana eles viverão dentro de uma ditadura e ele, eleito democraticamente pela sala, será o líder. Nesses cinco dias eles usarão uniformes, agirão com disciplina, respeito, confiança um no outro. Agirão como uma unidade. Mas, com tudo isso, os lados negativos de um regime desse tipo, como discriminação, preconceito, exclusão, repúdio a todos aqueles que não seguem o mesmo ideal e entre tantas outras consequências surgem dentro de cada membro do regime, do partido, do movimento, chamado A Onda.
O filme nos traz uma mensagem muito forte, mostrando que algo que foi tão destrutivo, tanto para o povo de determinado país quanto para o resto do mundo, não está totalmente erradicado. Todo grupo, a níveis radicais, onde existe intolerância a tudo que não faz parte da ideologia desse grupo, está sujeito a se tornar uma ditadura. A mensagem do filme se torna ainda mais forte por ele ser alemão, se passar na Alemanha.
Um filme que te fará sentir como é viver em uma sociedade com esse estilo de governo, onde a diferença não é tolerada. A individualidade, personalidade e tudo o que te torna uma pessoa única se perdem. Onde você se torna apenas mais um tijolo no muro. E caso você não se enquadre nesses padrões determinados... Bem, já sabemos o que acontece. Recomendo!
Clique aqui para ver o trailer.
0 commentaires:
Enregistrer un commentaire