Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript! [ ? ]

adstera

jeudi 27 août 2015

Beleza Americana.



“Foi quando entendi que havia essa vida toda por trás das coisas e essa incrível força benevolente, que dizia para eu não ter medo. Às vezes eu sinto que há tanta beleza no mundo e eu não posso resistir. Meu coração parece que vai sucumbir”

Acho que todo mundo já ouviu falar do termo “viver de aparência”, certo? Se não, fica calmo que eu explico. Viver de aparência é quando você demonstra, fala e faz aquilo que você não é. Quando você vive para os outros, sendo totalmente superficial, só para satisfazer um grupo de pessoas e deixando você e quem realmente é totalmente de lado.

Quem nunca conheceu alguém que vive assim? Por muitas vezes entendemos, e é fácil confundir, que a própria sociedade nos impõe que o certo é viver de aparência. Que devemos viver de uma imagem. E isso é possível por um tempo. Chega uma hora que você estoura!

E é isso que acontece com Lester Burnham. Ele se cansa de viver de aparência.

Dirigido por Sam Mendes, que possui em seu currículo 007: Operação Skyfall e escrito por Alan Ball, Beleza Americana (American Beauty) é um drama norte-americano de 1999. Um filme muito bem recebido, diria até aclamado, pela crítica, recebeu 8 indicações ao Oscar de 2000, levando 5 categorias para casa: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Kevin Spacey, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia. Seu elenco conta com Kevin Spacey, como Lester Burnham, Annette Bening, como Carolyn Burnham, Thora Birch, como Jane Burnham, Wes Bentley, como Ricky Fitts, Mena Suvari, como Angela Hayes e Chris Cooper, como Coronel Frank Fitts.

Lester Burnham é uma pessoa, digamos, comum. Tem um emprego, que ele não suporta, e uma péssima relação com sua família. Com sua esposa, Carolyn, ele é totalmente submisso e recluso. Com sua filha, Jane, ele nem fala direito. Porém, a imagem de família perfeita, idealizada por todos, deve ser mantida. Afinal, se você quer ter sucesso, deve passar uma imagem de sucesso, certo? Errado.

A vida em família estava ficando cada vez mais difícil, quando Lester conhece Angela, amiga de sua filha. Ele se apaixona perdidamente pela garota. Em meio a tudo isso, Lester decide mudar de vida, começando pela submissão a sua mulher. Depois pelo emprego. Depois com todo o resto. Lester decide parar de viver uma vida falsa e decide começar a fazer tudo o que quer.

Como ele próprio disse, ele estava morto em vida. Esse é o primeiro dia do resto da vida dele.

Ninguém tem uma vida perfeita e querer passar tal estereótipo nos pesa imensamente. Beleza Americana é um filme tão profundo, com críticas sociais em tantas áreas que chega a ser surpreendente. A minha reação ao ver o filme pela primeira vez, quando terminou, foi “Preciso vê-lo de novo”. Submissão, adultério, homofobia, falsidade, viver de aparência, entre tantas outras críticas sociais. Realmente é um filme incrível.

Com uma atuação espetacular de Kevin Spacey, que lhe rendeu o Oscar, com um roteiro incrível, uma história bem escrita, uma trilha sonora marcante, fotografia impecável, Beleza Americana é um filme dramático não só para quem gosta de cinema, mas para todos aqueles que sabem que há muita coisa errada em nossa sociedade. Aqueles que sabem que temos que ser mais autênticos, que temos que ser mais sentimento e menos superficiais. Mais humanos e menos máquinas. Recomendo!

Clique aqui para ver o trailer.



0 commentaires:

mensajes bonitos © 2015 - 2019 : All Rights Reserved